Artista: Amanda Pires Menezes
Amanda Pires Menezes nasceu em Belém do Pará no ano de 1995 porém sempre residiu na cidade de Barcarena que fica próxima a capital em que nasceu. Desde os primeiros anos de vida mostrava sinais de seu envolvimento com arte, pois ainda com três anos começou a desenhar, seus desenhos não eram elaborados, porém surpreendia por causa de sua idade na época das primeiras produções. Amanda sempre estudou em escolas públicas da região e foi durante segundo ano do ensino fundamental que começou suas produções literárias, participando de projetos literários que despertaram sua imaginação para essa arte, decidiu com apenas sete anos de idade que se tornaria escritora.
No ano de 2003 conheceu as poesias de Cecília Meireles que lhe inspiraram a trabalhar também com esse gênero de escrita: “ percebi ali que os escritores se tornaram eternos através de seus trabalhos e desejei que meus trabalhos chegassem a outras gerações, inspirando pessoas a transbordarem suas almas com a leitura”. No ano de 2009 se envolveu com música e passou a compôr suas próprias canções, servindo também em grupos de canto e ministérios da igreja que frequentava e fez curso de canto para melhorar suas habilidades, além disso aprendeu a tocar o básico de violão para facilitar a criação de suas composições .
No ano de 2010 a Jovem escreveu seu primeiro livro para lançamento, e foi entrevistada por um jornal local “ o cidadão” que a descreveu como: “ artista completa” pois além de escrever o conto : Izumy; a própria artista fez todas as ilustrações, e na época começava a trabalhar com esculturas feitas de papel. O livro infelizmente não foi lançado e ficou engavetado por vários anos. No ano de 2011 começou seu trabalho com crônicas, e produziu diversos trabalhos além de começar a participar de aulas de ballet na academia de artes Bárbara Sofia. No ano de 2013 prestou vestibular para a universidade federal do Pará em que foi aprovada na prova de habilidades, porém desistindo de cursar deixou os projetos artísticos de lado e buscou carreira em outras áreas aos quais não obteve sucesso.
No ano de 2015 foi aprovada no curso de gestão de recursos humanos.
Foi no ano 2016 que ela começou a trabalhar com pinturas em telas pela primeira vez. O trabalho começou a ser bem aceito e ela começou a fazer as vendas das pinturas utilizando as redes sociais. Seus trabalhos foram vendidos para fora do Estado, e estão hoje em Minas Gerais e Pernambuco. No ano de 2017 começou a oficializar seu trabalho com as pintura.
Recebendo diversas encomendas aos quais cada tela era personalizada de acordo com o pedido do cliente, atualmente já vendeu mais de 31 telas, escreveu 348 Poemas divididos em 4 livros: o poder das palavras, poemas de café, a barca na areia e poemas de alegria. Escreveu mais de 78 contos, 65 músicas e 4 livros em forma de romance: Izumy, aquarela de sonhos, a queda de Ícaro e o mais recente ao qual ela tem trabalhado no lançamento o livro: O caminho, que será o primeiro livro a ser publicado. Atualmente a jovem está se formando na área de gestão continua trabalhando com artes e deseja se desenvolver ainda mais e futuramente cursar artes visuais.
Comentários